Doenças do Labirinto

O que é labirinto?

Na literatura médica, a palavra labirinto dá nome a uma sensível região do ouvido interno, responsável pela audição e pelo equilíbrio do corpo. Quando essa área inflama, o paciente é capaz de sofrer com tontura, mal-estar, dor de cabeça e sensação de desequilíbrio.

Quais são os tipos de tontura?

Vertigem é uma sensação de rotação ou movimento (ou o paciente sente que está girando em espiral), enquanto que a tontura é um sentimento geral de instabilidade. A tontura é um sintoma vago ocorrendo com muitas doenças, mas a vertigem é geralmente causada por uma le-são nas vias vestibular ou do tronco cerebral. Vertigem pode ser de origem central (tronco cerebral, cerebelo) ou periférico (orelha interna e vestibular conexões nervosas).
A vertigem periférica é normalmente de início súbito, de curta duração, associada à surdez, zumbido ou otorréia. Muitas vezes há náuseas e vômitos e nistagmo marcado.
A vertigem central é muitas vezes de início gradual, contínua e progressiva com sintomas associados como cefaléia, papiledema, ataxia ou paralisia de nervos cranianos.

Quais são as causas das tonturas?

A tontura pode ser resultado de uma série de doenças diferentes, exigindo uma análise mais detalhada do quadro de cada paciente. Em determinadas situações, a pessoa sofre, inclusive, com constantes zumbidos no ouvido, podendo sentir enjoos e vontade de vomitar.

O que é Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB)?

Provavelmente a causa mais comum da vertigem, a qual está associada a posição da cabeça. Crises são autolimitadas e duram até alguns minutos, diminuindo gradualmente. Mudando a posição da cabeça pode produzir episódio de curta duração. Este problema tem sido atribuído a alguns dos cristais de cálcio (otólitos) no ouvido interno, flutuando através da endolinfa para a neuroepitélio dos canais semicirculares, produzindo um de estímulo de movimento.

O que é Doença de Ménière?

Representa um aumento intermitente de pressão no ouvido interno. Há perda auditiva flutuante, zumbido e vertigem grave. Episódios ocorrem em intervalos de semanas a anos. Os episódios repetidos costumam deixar algum dano residual no ouvido interno e aparelho vestibular.

O que é neuronite vestibular?

É uma inflamação do labirinto ou nervo vestibular, freqüentemente associada com uma infecção viral do trato respiratório superior. Há um grave vertigem incapacitante que melhora gradualmente ao longo de algumas semanas. Pode haver dano permanente ao labirinto, mas a compensação é geralmente completa.

Como se faz a avaliação do paciente com tontura?

As análises indicadas costumam envolver em alguns casos exams de imagem, exames de sangue e de possíveis alergias, audiência detalhada ou até avaliações neurológicas. Descartando-se diversas causas possíveis para a tontura e identificando a inflamação no labirinto, consegue-se dar início ao tratamento adequado.

Quais são os tratamentos para tontura?

Todas as opções para tratamento são oferecidas pela Clínica Lavinsky, envolvendo exercícios específicos e o cuidado com outros problemas capazes de causar a tontura infecções no ouvido, distúrbios metabólicos e alergias, doenças autoimunes e tumores acústicos, por exemplo. Para alguns pacientes, há vezes em que a cirurgia é indicada também.