Qual a importância de limpar bem o nariz das crianças?

É muito importante saber como limpar o nariz das crianças, já que a limpeza nasal adequada pode prevenir doenças respiratórias e ajudar no tratamento das rinites e sinusites. A orientação do seu médico é o primeiro passo para aprender como fazer esta limpeza corretamente.

Qual a melhor maneira de remover as secreções do nariz de crianças?

– Crianças menores (ou lactantes), ou aquelas que ainda não sabem assoar o nariz:

Deve-se fazer a higienização nasal com soro e, com cuidado, usar uma haste de algodão para retirar as secreções da parte mais externa das narinas. Nunca introduza profundamente a haste de algodão no nariz da criança.

– Crianças maiores:

Peça ao seu filho para assoar levemente o nariz. Em caso de obstrução nasal, não se deve assoar o nariz com força. Atenção: o hábito de assoar fortemente o nariz poderá promover o envio de secreções para as cavidades paranasais (seios da face) e/ou para os ouvidos.

E qual a forma correta de lavar o nariz de crianças?

– Antes de qualquer coisa, promova um ambiente tranqüilo.

– Explique para a criança a importância da limpeza do nariz e como ela será feita.

– Aqueça o soro fisiológico até que atinja a temperatura corporal. Para fazer isso, pode-se friccionar o vidro entre as mãos para aquecer seu conteúdo, ou o vidro pode ser aquecido em banho-maria.

– Limpeza com conta-gotas: Incline a cabeça da criança para trás e não introduza o conta-gotas no recipiente que contém o soro. Use um pequeno copo e injete a dosagem prescrita do soro de uma só vez, para promover a limpeza das fossas nasais.

– Limpeza com spray nasal: Deixe a criança sentada, com o queixo para baixo. Se o spray for aplicado desta maneira, evita a sensação de afogamento causada pelo uso do conta-gotas e alcança a região mais posterior do nariz.

– Pode-se repetir estes procedimentos até completar a limpeza adequada das fossas nasais. Peça orientações ao seu médico. O soro deve ser conservado dentro da geladeira e ser renovado a cada 24 horas.

Atenção: Todas as informações contidas neste site possuem caráter informativo, não substituindo, em hipótese alguma, as orientações de seu médico.

Copyright © 2015 :: Lavinsky Otorrino - Design By Quanta PPG