Quais são as possíveis causas de dores de garganta?

A dor de garganta pode ser um sintoma de diversos problemas médicos. Geralmente, dores de garganta são causadas por infecções que podem ser contagiosas. As infecções podem ser causadas por vírus (como o da gripe, por exemplo), ou bactérias. A principal diferença entre esses dois tipos de dores de garganta é o tratamento: a bacteriana responde bem aos antibióticos, enquanto a viral, não.

Quais as diferenças entre a dor de garganta viral e a bacteriana?

Viral: A maioria das dores de garganta virais vem acompanhadas de uma gripe ou resfriado. Quando sintomas como coriza, espirro e dores generalizadas na garganta aparecem, há grandes chances dela ser viral. Esta dor de garganta é altamente contagiosa, especialmente no inverno. A cura para esta doença é o desenvolvimento de anticorpos que destruirão o vírus, o que pode durar uma semana.

Dores de garganta virais podem acompanhar também outras infecções, como catapora. Um dos sintomas mais comuns é a febre alta.

Bacteriana: A dor de garganta bacteriana deve ser combatida com antibióticos, que agirão contra a bactéria streptococcus, que pode até mesmo causar reumatismos se não for adequadamente tratada. É preciso fazer exames para detectar se a dor de garganta é viral ou bacteriana. Infecções no nariz e sinusites também podem causar dor de garganta devido ao muco criado por estes dois problemas de saúde, que ‘carrega’ a infecção destes dois lugares até a garganta.

Como posso cuidar da dor de garganta?

Uma pequena dor de garganta associada a uma gripe ou resfriado pode ter os sintomas minimizados se você:

– Tomar mais líquidos (especialmente chá com mel, um dos remédios caseiros mais eficazes);

– Fizer gargarejo com água e sal várias vezes ao dia. Para preparar a solução, misture ¼ de sal para cada ½ copo de água;

– Tomar um comprimido que alivie a dor, como Tylenol, por exemplo.

Em que casos de dor de garganta devo procurar um médico?

Quando a dor estiver muito forte ou persistir por mais tempo do que o normal (de 5 a 7 dias) e está associada à alguma alergia ou irritação. Há também alguns sintomas a serem observados:

– Dificuldade de respirar;

– Dificuldade de engolir;

– Dores no corpo (especialmente nas juntas);

– Dor de ouvido;

– Febre alta;

– Sangue na saliva;

– Dificuldade de abrir a boca;

Quando devo tomar antibióticos?

O antibiótico é uma medicação que eliminam as bactérias. A Penicilina, um antibiótico muito conhecido, normalmente é prescrito quando os especialistas suspeitam de uma determinada bactéria, por isso, nem todos os antibióticos são indicados para dores de garganta. Procure seu médico. Lembre-se também de que, sempre que um antibiótico é receitado, deve ser tomado durante um período de 10 dias, mesmo que os sintomas já tenham desaparecido.

Atenção: Todas as informações contidas neste site possuem caráter informativo, não substituindo, em hipótese alguma, as orientações de seu médico.

Copyright © 2015 :: Lavinsky Otorrino - Design By Quanta PPG